“Tonico!”, ele chamou. O cachorrinho ‘marrom brilhante’, nem se moveu. Encantado, permaneceu sentado com as patas dianteiras cruzadas, diante daquela fileira de gente. Atrás das gentes, o mendigo mais outro cão. “Este é o Tinoco, são gêmeos. Não vou dar a mão pra vocês porque dentro do meu coração estou junto de todos”, discursou .
Domingo ensolarado de total biodiversidade. Céu azul num cenário feérico.
Filhos cidadãos desta São Paulo, sensibilizados sobre a situação dos mananciais.
Perfilados diante da Represa de Guarapiranga, às margens da avenida Robert Kennedy, crianças, jovens e velhos. Um ato de amor à natureza. Um protesto pela situação de degradação dos mananciais.
Foto da web |
Multidão ‘total flex’. Alegria em participar. Tristeza em constatar.
Nascemos com 80% de água no corpo. Com 5 anos temos 70%. Depois dos 60 anos, temos 58%. Sem água, secamos e morremos como as folhas do outono.
Nosso planeta é coberto 75% de água. Consta que só 1% é de beber.
Nesta imensa caixa d’água , que abastece mais de 4 milhões de habitantes, o céu espelhado na água resplandecendo nas ‘macrófitas’(aguapés). Plantas que se alimentam de poluição e cobrem boa parte desta represa. O custo do tratamento da água que bebemos é altíssimo.
Multidão ‘total flex’. Alegria em participar. Tristeza em constatar.
Nascemos com 80% de água no corpo. Com 5 anos temos 70%. Depois dos 60 anos, temos 58%. Sem água, secamos e morremos como as folhas do outono. Nosso planeta é coberto 75% de água. Consta que só 1% é de beber.
Do lado de lá, a avenida com seus carros velozes e acidentes atrozes.
O asfalto seco e árvores que teimam em resistir ao monóxido de carbono.
Pulmões catalisadores?
‘Tonico e Tinoco’ não são militantes.Intuem que sem água ninguém vive.
Não jogar lixo nas ruas, não aceitar que o esgoto deságüe na represa.
Por uma metrópole mais arejada. Por um caminhar, pedalar, e respirar melhor.
Nanci escreveu via Facebook: "Suely, como sempre maravilhosa a sua crônica, vc escreve com a alma. Parabéns"
ResponderExcluirSusana Prat Eslava Zumpano via facebook: Suely, gostei de sua crônica também, mas a situação da Represa é resultado do puro descaso dos governantes desta cidade há décadas permitindo a ocupação das margens da represa pelos bairros da periferia e acabando na situação atual onde já não é mais possível remove-los.... triste constatação....18.05.2011
ResponderExcluir