terça-feira, 7 de agosto de 2012

De camarote na Sala São Paulo

foto: suely schraner

foto: suely schraner

foto: suely schraner


Era noite e era fria.  Garoava não chovia. Do alto, ao fundo do estacionamento, uma igreja. Quem rezava? Quem chorava? As almas desalmadas na cidade tão amada. Mal amadas. Bem me quer, mal me quer. Querências. A vida na clave de sol. 

Luzes de neon a edulcorar concreto e gente. Lá vem o carro, risca o asfalto onde o homem embalado em cobertor, se expõe. Na lateral do prédio, a faixa diz “Memorial da Resistência”. Resistência com fé e esperança. Cidade de tanta andança. Lambança e dança. Maravilhas, ilhas. Continências transparentes. Impressões. Verdade. Maldade. Diversidade.

Filarmônica Bachiana SESI SP. Tchaikovsky escancarado. Persistências arraigadas.  Ensaios, profundidades. Raridades. Um aguarda outro foca.
Lá dentro cabeças de deusas a ligar toda sinapse. Em bronze, fragmentos.  

Concerto.
Em camarote, consortes. Uma deixou marido doente. Partiu para o fortalecimento da alma e corpo, contritos. Cuidar, apegar e desapegar. Ralar. Voltar no primeiro ato. A outra, pelas colunas derrete-se. Será dórica, será jônica? Majestosas, sim senhor. Afinadas em direção ao capitel. Graciosas, femininas, estilizadas. Fuste acanelado em base sólida. Alto relevo a enlevar.


Bravo! Bravo!Bravo! Maestros, João Carlos Martins e Alex Klein. Emoções que afagam.
 “Allegro con spirito”.


Nota: Sob regência do maestro Alex Klein e direção artística do maestro João Carlos Martins, a Filarmônica fez uma apresentação, dia 5 agosto 2012  a Piotr Ilitch Tchaikovsky, um dos compositores românticos russos mais reconhecidos no Ocidente. Surpresa: ao final o maestro João Carlos Martins se apresentou ao piano e o maestro Alex Klein ao oboé. Ambos têm uma história de superação por doença nas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário