segunda-feira, 9 de julho de 2012

Esporte ou exibicionismo?



Foto by Suely Schraner

A chuva de uma semana inteira lavou tudo. Levou com ela os dias cinzentos e molhados. Um junho brasileiro que bateu todos os recordes pluviais.

Dia de show automobilístico em Interlagos.
Tudo começou numa manhã radiante com uma visita aos boxes. Homens máquinas e máquinas humanas.

Moças bonitas em pés de aço sufocados no salto agulha. Longas pernas, embaladas a vácuo. Sorrisos de “como está, fica”.
Foto by Suely Schraner

O público atento ao ronco dos motores. 

Naquele domingo matinal, a programação da terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo e do Mercedes-Benz Grand Challenge.
Nas duas categorias,os mais sofisticados e velozes carros do país. Milhares pessoas no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Mercedes C250 Turbo disputavam a sexta corrida da temporada do Mercedes-Benz Grand Challenge. Mais tarde, os carros dos sonhos do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo rasgaram os 4.319 metros de extensão do circuito. Isso e mais a corrida de motos.

Nos boxes, entre outros, o BMW Z4 GT3 tem um capô alongado e o banco do motorista deslocado para a traseira do carro. A diferença entre o modelo comercial e o de corrida pode ser encontrada sob o capô: enquanto a versão de rua do BMW Z4 é impulsionada por um motor de 6 cilindros, o GT3 é equipado com um 4.4 litros de 8 cilindros. A potência é transmitida através de um câmbio seqüencial de seis marchas, que agora também pode ser manipulado por borboletas no volante. Isto o catálogo explica.

O local destinado ao público do GT clube, situava-se num ponto privilegiado. Ampla visão, tendo o céu azul bordado de nuvens bailarinas. Mesas e cadeiras de madeira preta garantiam o conforto. Chão pintado de amarelo. Nele, copos descartados displicentemente. Algumas latas e papel, denunciavam o que todos já sabem: falta educação onde sobra dinheiro. Sobre nossas cabeças um gigantesco gazebo branco.  
Enlevados, empoleirados e revirando as órbitas no ritmo dos motores. Velocidades. Ver a cidade. Veracidade. 

Como num colar de miçangas multicoloridas, as motos e seus pilotos faiscavam no asfalto, qual enxame de abelhas.

 Reza a lenda que o nome Interlagos vem do fato o local foi batizado por conta da localização geográfica do circuito, que fica entre dois lagos artificiais (Guarapiranga e Billings). Outra história diz que o engenheiro responsável pelo projeto do autódromo viu semelhanças na região com Interlaken, na Suíça, e resolveu passar o nome do local para o Português.
Foi inaugurado em 1940. Desde 1972 sedia o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Mas não é dele que estamos falando. Interlagos tem 4.3km de distância e 71 voltas, totalizando 305.9 km de prova. 
O nome completo do autódromo é José Carlos Pace.  Nesse autódromo são realizadas as principais competições de Automobilismo do Brasil.
Também é utilizado, por vezes, para outros tipos de eventos. E mais não digo que qualquer um pode saber mais, dando um “google”.

07.07.2012
http://www.suelyaparecida.blogspot.com.br/

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